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Nascimento de Sete | Gênesis 4:25-26

  • Foto do escritor: João Pavão
    João Pavão
  • 22 de ago.
  • 4 min de leitura
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Após discorrer sobre os descendentes de Caim, a narrativa nos leva de volta a Adão e Eva, introduzindo agora uma nova linhagem. “Tornou Adão a conhecer sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete.” Esse evento ocorre provavelmente depois de muitos anos do caso de Caim e Abel. Eva dá ao filho o nome Sete (heb. Shet), explicando: “porque Deus me concedeu outro descendente (literalmente ‘semente’) em lugar de Abel, visto que Caim o matou.” O nome Sete soa como o verbo hebraico shith (“colocar, pôr, designar”), e Eva faz um trocadilho com isso: “Deus colocou/designou para mim outra semente”. Muitos entendem que Sete significa “designado” ou “substituto”, pois veio substituir Abel na família. A declaração de Eva é teologicamente significativa: ela reconhece que é Deus quem concedeu esse filho (“Deus me deu”), ao contrário do tom no nascimento de Caim, quando ela disse “adquiri… com o Senhor”. Aqui Eva usa o nome “Deus” (Elohim) em vez de “Senhor” (Yahweh), e refere-se a Sete não como “homem” mas como “descendência/filho”. Alguns estudiosos (como Cassuto e U. Cassuto) veem nisso um indício de mudança de atitude em Eva: se antes, com Caim, ela se expressou talvez de modo exultante e íntimo (“com o Senhor”), agora, após a dor de perder Abel e “perder” Caim (exilado), Eva fala com humildade, reconhecendo a soberania de Deus (Elohim) e Sua graça em lhe dar “outra semente”. Ela parece menos confiante em si e mais dependente de Deus. Eva menciona explicitamente Abel e Caim em sua explicação – “em lugar de Abel, pois Caim o matou”. Isso mostra que Eva não esquecera nem o filho justo que perdeu, nem a tragédia causada pelo filho vivo. Em uma única frase, ela cita seus três filhos, carregando tanto a dor quanto uma esperança renovada. Sete, então, representa a continuidade da promessa – um novo ramo pelo qual a “semente da mulher” (Gn 3:15) poderia prosseguir. A linhagem messiânica, de fato, virá através de Sete, não de Caim.


Aqui vemos o primeiro registro de um neto de Adão e Eva pelo lado de Sete: “A Sete também nasceu um filho, e ele chamou o nome dele de Enos (Enos).” O nome Enos em hebraico significa “homem” (semelhante a Adam, porém Enos tende a enfatizar a fragilidade ou mortalidade do homem). Assim, enquanto Caim nomeou seu filho Enoque (dedicação), Sete nomeia o seu Enos, talvez ressaltando a humanidade em sua fraqueza. O texto destaca uma mudança importante nesta geração: “Nesse tempo começou-se a invocar o nome do Senhor.” Esta frase marca o início do culto público ao Senhor (Yahweh) na história bíblica. Existem diversas interpretações sobre o que exatamente isso significa, mas vamos destrinchá-la:


  • “Começou-se a invocar”: O verbo hebraico huchal está na forma passiva/reflexiva, indicando um início de algo comum. Alguns antigos intérpretes judeus notaram que huchal pode significar também “começou a profanar” em certos contextos, e assim entenderam negativamente – isto é, como se nessa época se tivesse começado a profanar o nome do Senhor, introduzindo idolatria. Porém, isso não combina com a expressão completa “invocar o nome do Senhor”, que em toda a Bíblia é um conceito positivo de adoração. Logo, a leitura tradicional e mais provável é que pela primeira vez os humanos passaram a cultuar abertamente a Yahweh.

  • “Invocar o nome do Senhor (YHWH)”: Essa expressão aparece depois em referência aos patriarcas, como Abraão, Isaque e Jacó, construindo altares e invocando (orando, cultuando) o nome do Senhor (Gn 12:8; 26:25, etc.). Envolve tanto oração quanto sacrifício/pregação, ou seja, um culto público coletivo ao verdadeiro Deus, usando Seu nome Yahweh. Isso sugere que, enquanto indivíduos já haviam adorado (Caim e Abel ofereceram sacrifícios), somente na época de Enos a comunidade piedosa de descendentes de Adão (a linhagem de Sete) organizou-se para adorar a Deus formal e regularmente. É possível que após Abel ter morrido e Caim se desviado, por um período não houvesse culto público ao Senhor, até o nascimento de Enos quando um núcleo de fiéis (Sete, Enos e outros filhos) retomou ou iniciou o culto.

  • O texto parece também contrastar esse acontecimento com os eventos anteriores: assim como foram mencionadas as origens das atividades culturais (pastorícia, música, metalurgia) na linhagem de Caim, agora é marcada a origem da religião verdadeira na linhagem de Sete. Ou seja, enquanto a civilização progredia materialmente com os cainitas, simultaneamente surgia a prática de buscar ao Senhor espiritualmente entre os seteítas. Temos aqui, portanto, dois “inícios” opostos: no clã de Caim, Lameque inaugura a violência organizada; no clã de Sete, Enos inaugura a adoração organizada.

  • Um detalhe a notar é o uso do nome “Senhor” (Yahweh) aqui. Alguns críticos notam que se entende que o nome Yahweh só foi revelado a Moisés (Êx 3:14, 6:3 segundo certa leitura), mas Gênesis (com sua autoria mosaica ou fontes anteriores) antecipa esse nome desde cedo, especialmente no chamado “documento javista”. Teologicamente, porém, isto não é problema: o autor de Gênesis, escrevendo para o povo de Israel, usa o nome Yahweh para identificar que já nessa era antiga o verdadeiro Deus (o mesmo Yahweh de Israel) estava sendo cultuado, ainda que os antepassados talvez não soubessem toda a plenitude desse nome. Em suma, Yahweh (o Deus da aliança) passou a ser adorado publicamente desde os dias de Enos, consolidando uma linhagem de fé distinta da linhagem de Caim.


Assim, o capítulo 4 termina com uma nota de esperança em meio à depravação: Deus proveu Sete e Enos para dar continuidade ao propósito divino. A família de Adão não está destruída – há uma “outra semente” levantada por Deus. E essa família começa a buscar ao Senhor. É o prelúdio para o capítulo 5, que listará a genealogia desde Adão até Noé pela linhagem de Sete, mostrando que apesar do avanço do pecado (Gn 6:1-5), também havia aqueles que invocavam a Deus. A luz da fé não se extinguiu: Abel foi morto, mas Sete assume o papel de ancestral dos justos.

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